Estágio Docência

Atualizada em 02/02/23 08:22

O estágio docência é parte integrante da formação do pós-graduando, sendo obrigatório para bolsistas de Mestrado ou Doutorado.

A carga horária total mínima do estágio docência será de trinta e duas horas para estudantes de Mestrado e de sessenta e quatro horas para estudantes de Doutorado. A carga horária máxima do estágio docência será de quatro horas semanais.

O Estágio de Docência deverá ser realizado até o terceiro semestre para Discentes de Mestrado e, até o quinto semestre para Discentes de Doutorado.

O estágio docência deve proporcionar ao estudante a participação em atividades de ensino na GRADUAÇÃO E/OU NA EDUCAÇÃO BÁSICA, incluindo uma ou mais das seguintes atividades:

I- Preparar e ministrar aulas teóricas e/ou práticas em disciplinas regulares da graduação, no âmbito da UFG, nas modalidades presencial ou a distância (EaD), em áreas do conhecimento associadas a suas atividades de pesquisa;

II- Preparar e ministrar aulas teóricas e/ou práticas no âmbito das escolas públicas de ensino fundamental e médio, em áreas do conhecimento associadas a suas atividades de pesquisa;

III- Participar de programas de monitoria e tutoria e de projetos de ensino para estudantes, promovidos pela UFG;

IV- Desenvolver atividades de ensino e/ou orientação no âmbito da UFG, associadas a grupos de estudo, grupos de pesquisa, projetos de extensão, seminários e minicursos.

As atividades do Estágio de Docência devem ser compatíveis com as linhas de pesquisa do PPGA e sempre supervisionadas por um professor responsável.

As atividades do estagiário docente em sala de aula serão desenvolvidas com acompanhamento do professor responsável pela disciplina de graduação ou ensino médio e pelo menos metade (50%) da carga horária semestral do Estágio de Docência deverá ser em regência de aula.

A realização do estágio docência deverá obedecer às seguintes condições:

I- A duração mínima de um semestre para estudantes de Mestrado e dois semestres para os de Doutorado, sendo a duração máxima de dois e três semestres para estudantes de Mestrado e Doutorado, respectivamente;

II- A atuação de um ou mais estagiários docentes de Mestrado em disciplinas não poderá exceder cinquenta por cento (50%) da carga horária total da disciplina;

III- nenhum estagiário docente poderá assumir cem por cento (100%) da carga horária de uma disciplina;

IV- a divisão de atividades entre o estagiário e o professor responsável pela disciplina será estabelecida no plano de trabalho.

DISPENSA DE ESTÁGIO DOCÊNCIA: Ficam dispensados do Estágio de Docência os bolsistas que comprovarem ter experiência anterior de docência na graduação. A dispensa do Estágio de Docência deverá ser solicitada pelo Discente, acompanhado de declaração expedida pela Instituição em que foram ministradas as aulas, com discriminação das disciplinas e cargas horárias dedicadas a cada atividade desenvolvida.

- Plano de Trabalho de Estágio Docência - Word

- Plano de Trabalho de Estágio Docência - PDF Editável