Mise à Jour 21/10/20 10:54

O PPGA está vinculado institucionalmente à Escola de Agronomia da UFG, cujos laboratórios apoiam as atividades de ensino, pesquisa e extensão, com ênfase no ensino e pesquisa de Graduação (Cursos de Agronomia, Engenharia Florestal e Engenharia de Alimentos), bem como de Pós-Graduação. As atividades didáticas e de pesquisa são desenvolvidas em uma  estrutura que envolve Laboratórios de Ensino e de Pesquisa da Escola de Agronomia, além de toda a infraestrutura da Embrapa Arroz e Feijão por meio dos DPs que são pesquisadores nesta unidade.

Como destaques, estão disponíveis estufas, casas de vegetação e áreas experimentais, sendo detalhadas a seguir:

a) Campo experimental

1) Horta didática;
2) Estação evaporimétrica convencional;
3) Estação Experimental para manipulação e de agroquímicos e execução de ensaios de eficácia e seletividade
devidamente credenciada no MAPA;
4) Estação agrometeorológica automática;
5) Viveiro-Escola: pesquisas com propagação de espécies florestais;
6) Pivôs centrais e outros equipamentos de irrigação;
7) Centro Primavesi de Agroecologia
8) Infraestrutura básica contempla: galpão de apoio à pesquisa, galpão de máquinas e implementos agrícolas, casa de
bombas, depósito de defensivos agrícolas, câmara fria para armazenamento de sementes, galpão para almoxarifado,
salas de aula e escritórios.

b) Laboratórios, incluindo os principais equipamentos de cada área:

1) Clinica de Diagnose de Doenças;
35) Multiusuário de Análises

c) Salas

1) Auditório Farnese Dias Maciel, com 98 lugares;
2) Mini-auditório no PPGA equipado com computador, projetor de multimídia, lousa interativa e sistema de
vídeoconferência;
3) Auditório Professor Roland Vencovsky, com 100 lugares;
4) Mini-estúdio Fotográfico
5) Prédio de Aulas
5.1) Agricultura – 1 sala com capacidade para 60 lugares
5.2) Centro de Aulas Magaba
5.3) Centro de Aulas Pequi
6) Sala de leitura e estudos
6.1) No PPGA, exclusivo para os Pós-Graduandos, com conexão para internet;
6.2) Na escola de Agronomia, aberta para todos os discentes, com conexão para internet;
7) Salas de Reuniões
7.1) No PPGA, exclusivo para atividades da Pós-Graduação
7.2) Prédio Central da Escola de Agronomia
7.3) Centro de Excelência em Melhoramento Genético de Cana-de-açúcar no Cerrado
7.4) Engenharia Florestal
7.5) Setor de Solos
7.6) Setor de Agricultura
7.7) Engenharia de Biossistemas
7.8) Horticultura

d) Outros espaços disponíveis

Para o desenvolvimento das pesquisas e atividades de ensino dos discentes do PPGA, quatro unidades acadêmicas da UFG disponibilizam seus espaços. Estas unidades são Escola de Veterinária e Zootecnia (https://evz.ufg.br/), Instituto de Matemática e Estatística (https://ime.ufg.br/), Instituto de Química (https://quimica.ufg.br/) e Instituto de Ciências Biológicas (https://www.icb.ufg.br/); as quais disponibilizam ao Programa os seguintes laboratórios e instalações:

1) Centro de Pesquisa em Alimentos
2) Laboratório de Genética e Genômica de Plantas
3) Laboratório de Fisiologia Vegetal
4) Laboratório de Computação
5) Laboratório de Bioquímica
6) Fazenda modelo de produção de leite
7) CRTI UFG (https://www.crti.ufg.br/)
8) Laboratório Multiusuário de microscopia eletrônica do Instituto de Física
9) Laboratório de Química de Produtos naturais do Instituo de Química
10) Laboratório de Espectrometria de Massas do Instituo de Química
11) Laboratório de Biotecnologia de Fungos

e) EMBRAPA Arroz e Feijão

Por meio da parceria entre a UFG e a Embrapa Arroz e Feijão, os discentes do PPGA possuem a sua disposição vários equipamentos e laboratórios da Embrapa, os quais são utilizados na forma de intercâmbio nos projetos de pesquisa de interesse em comum. Alguns dos equipamentos foram adquiridos e ampliados por meio de projetos em parceria entre docentes da Embrapa Arroz e Feijão e do PPGA, apoiados por editais da FAPEG e FINEP ou ONGs.

A infraestrutura da Embrapa Arroz e Feijão abrange 02 (duas) propriedades no Estado de Goiás. A primeira delas é a Fazenda Capivara, com uma área de 1.005 hectares e sede do Centro de Pesquisa situado no município de Santo Antônio de Goiás, distante 25 quilômetros do centro de Goiânia, GO. A segunda propriedade é a Fazenda Palmital, campo experimental com 88 hectares, localizado no município de Goianira, GO, às margens do Rio Meia Ponte. Nesta localidade, são conduzidas principalmente as pesquisas com arroz irrigado por inundação.

A Embrapa Arroz e Feijão abriga 15 casas de vegetação, 37 telados, 06 laboratórios, um Banco Ativo de Germoplasma, o qual armazena o acervo genético de sementes de arroz e de feijão coletadas no Brasil e em algumas partes do mundo, e uma Coleção de Microrganismos Multifuncionais e Fitopatogênicos com mais de 16.000 acessos cadastrados no Alelomicro (banco de dados para consulta online). A Embrapa Arroz e Feijão, em parceria com outras Unidades da Empresa, possui ainda sete núcleos regionais de pesquisa e transferência, com campos experimentais situados em Sinop (MT), Palmas (TO), Ponta Grossa (PR), Alegrete (RS), Aracaju (SE), São Luís (MA) e Lavras (MG). Nos laboratórios disponíveis na Embrapa Arroz e Feijão, são realizadas análises para o desenvolvimento de cultivares e para o uso sustentável de tecnologias, que permitam maior produtividade, assegurem melhor qualidade do produto para o consumidor e reduzam impactos negativos ao meio ambiente.

f) Docentes e discentes tem o suporte de informática, com acesso a internet e salas de informática, suporte da biblioteca central da UFG