Defesa de TESE de DOUTORADO - Pedro Augusto Fonseca Lima

“Qualidade e resistência biológica da madeira tratada de Eucalyptus grandis x Eucalyptus urophylla”.

DISCENTE: Pedro Augusto Fonseca Lima
DATA: 07/05/2019
LOCAL: AUDITÓRIO DO PPGA
TÍTULO:

PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: CCB, concentração, tempo de pressão, tratamento da madeira.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Ciência do Solo
ESPECIALIDADE: Manejo e Conservação do Solo
RESUMO:

RESUMO LIMA, P. A. F. Qualidade e resistência biológica da madeira tratada de Eucalyptus grandis x Eucalyptus urophylla. 2019. 123 f. Tese (Doutorado em Agronomia: Produção Vegetal) – Escola de Agronomia, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019.1 A madeira das espécies do gênero Eucalyptus é uma das principais fontes de matéria-prima da indústria florestal do Brasil, com destaque para a produção de polpa celulósica, carvão vegetal e na sua forma sólida, para produção de tábuas, mourões, postes, entre outros. Para a aplicação do eucalipto na forma de mourões, a avaliação da qualidade da madeira e o tratamento preservativo são necessários visando a aplicação correta e o aumento da sua resistência à ação dos agentes xilófagos. Vários são os fatores que influenciam na qualidade final dos mourões de eucalipto tratados e estão relacionados, por exemplo, ao processo industrial de tratamento, como o tempo de pressão de impregnação na autoclave e a concentração do produto preservativo utilizado. Este trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade e a resistência biológica da madeira tratada de Eucalyptus grandis x Eucalyptus urophylla (E. urograndis). Para tanto, foram selecionadas árvores de E. urograndis aos 7 anos de um plantio plantação florestal e cortadas toras de madeira de 2,20 m de comprimento, denominados de mourões, para a avaliação das características anatômicas e físico-mecâncias e posterior tratamento preservativo em processo industrial com vácuo inicial de 600 mmHg, pressão de 12 kgf/cm² e vácuo final de 600 mmHg, sendo definidos nove tratamentos, em função da concentração de CCB Óxido: 1,5; 2,0 e 2,5% e do tempo de pressão de impregnação na autoclave: 30, 60 e 90 min. Após o tratamento, nas diferentes condições, foram obtidos corpos de prova para análise da retenção e penetração; ensaio de apodrecimento acelerado em laboratório e em campo. A madeira do E. urograndis, aos 7 anos, apresenta características anatômicas e físicomecânicas que indicam a sua utilização em processos de tratamento preservativo para aplicações das peças como mourões. O tratamento preservativo industrial com CCB aumentou a resistência da madeira ao apodrecimento em ensaio de laboratório e de campo. A aplicação da concentração de 1,5% de CCB e de 30 minutos de pressão na autoclave proporcionaram penetração e retenção, bem como resistência biológica a madeira, de acordo com os níveis exigidos para a sua aplicação como mourões em contato com o solo, sendo as condições indicadas para o tratamento preservativo da madeira do E. urograndis.

MEMBROS DA BANCA:
Interno - 099.808.328-35 - ALEXANDRE BRYAN HEINEMANN